ISO 39001
A realidade da segurança viária
Uma certificação para o Sistema de Gestão de Segurança Viária. É a Norma ISO 39001,disponível para fortalecer as ações em segurança viária que visam mudar a realidade em relação aos altos índices de acidentes de trânsito, como é o caso do Brasil.
Publicada em 2012 pela ISO Internacional, a norma ganhou versão brasileira pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em novembro de 2015 – Norma ABNT NBR ISO 39001. A tradução contou com o apoio do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que foi também o primeiro a disseminar a norma no País.
Trata-se de uma ferramenta que auxilia as empresas na gestão da segurança. Compatível com outras normas ISO, permite sua integração com outros sistemas de gestão e processos já implementados pelas organizações.
Qualquer empresa ou organização que interaja com o sistema viário em suas atividades pode obter a certificação, garantindo aumento de eficiência e redução de acidentes e perdas e, até mesmo, conseguindo benefícios em redução de custos com seguros.
Ideal para empresas de todos os setores
É importante destacar que a NBR ISO 39001 pode ser adotada por empresas de qualquer setor e tamanho, e não apenas transportadores. Empresas que não tenham uma interação direta com o trânsito podem recomendar que seus fornecedores também a adotem. Isso vai gerando um efeito em cadeia e, com o tempo, ela será uma ferramenta tão comum em gestão empresarial quanto as Normas NBR ISO 9001 e 14001.
Assim como outras certificações, a NBR ISO 39001 exigirá empenho e aperfeiçoamentos de lideranças e gerentes da organização. Mas, sem dúvida, os resultados compensarão os esforços.
Clique aqui e veja a íntegra do Manual sobre a ISO 39001, produzido pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito em 2014, quando ainda não havia sido publicada a versão brasileira ABNT NBR ISO 39001.
Esse material vai ajudá-lo a entender melhor essa Norma!
Os interessados em adquirir a Norma podem acessar diretamente o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT: http://www.abnt.org.br/normas-tecnicas/normas-abnt