Simulação (Página 1 de 4)

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1

A empresa dispõe de procedimentos de preparação e resposta a acidentes e emergências relacionadas à segurança viária?

Quando ocorre um acidente a empresa descreve e informa aos seus colaboradores sobre o que deve ser feito, por exemplo.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 8.3 (PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

2

A empresa dispõe de procedimentos de investigação e análise de acidentes e incidentes viários, mantendo os devidos registros?

O ideal é que a empresa investigue todo acidente em que seus veículos se envolvam e elabore um relatório específico com os resultados dessa investigação.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 9.2 (INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES E INCIDENTES DE TRÂNSITO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

3

A empresa dispõe de procedimentos para o tratamento de não conformidades relacionadas à segurança viária e formulação das ações corretivas associadas?

A empresa tem norma ou procedimento escrito informando o que deve ser feito quando se identifica alguma atitude que possa causar um acidente de trânsito.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 10 (MELHORIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

4

A empresa estabelece e divulga informações sobre os indicadores de segurança viária?

Os colaboradores são informados pela empresa com relação aos indicadores de segurança viária como, por exemplo, o número de acidentes de trânsito em um período.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6.3 (FATORES DE DESEMPENHO DA SEGURANÇA VIÁRIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

5

A empresa planeja e desenvolve o acompanhamento, a medição, a análise e a avaliação dos resultados em segurança viária?

A empresa desenvolve métodos para avaliar os resultados obtidos pelas ações de segurança viária como, por exemplo, índice de acidentalidade, índice de uso do cinto de segurança, índice de aprovação/reprovação em testes de alcoolemia, quantidade de multas etc.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6 (PLANEJAMENTO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

6

Os processos e atividades associadas, bem como funções da organização que podem ter impacto na segurança viária, estão definidos?

Neste caso, processos são as atividades da empresa onde se define como e por quem devem ser realizados. Os processos da empresa que podem ter algum impacto na segurança viária devem estar descritos e ter o conhecimento dos colaboradores.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6 (PLANEJAMENTO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

7

Estão definidas e comunicadas as responsabilidades e autoridades das funções relevantes na organização em relação à segurança viária?

A empresa deve possuir um organograma, ou documento equivalente, no qual se identificam as pessoas, funções, suas autoridades e responsabilidades com relação à segurança viária.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 5.3 (FUNÇÕES, RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES NA ORGANIZAÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

8

A empresa revisa regularmente o seu desempenho na segurança viária?

A empresa de alguma forma deve reavaliar periodicamente os seus índices de desempenho em segurança viária como, por exemplo, se o índice de acidentes é crescente ou decrescente.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 9 (AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

9

Está implementado na empresa algum programa de segurança viária baseado em riscos?

A empresa avalia o risco de suas operações de transporte, faz o registro destas avaliações e estabelece um plano de ação e/ou programa de segurança viária.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6.3 (FATORES DE DESEMPENHO DA SEGURANÇA VIÁRIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

10

Está implementado na empresa um programa de manutenção dos veículos?

A manutenção dos veículos da empresa, independentemente de ser própria ou terceirizada, deve ser monitorada e avaliada periodicamente. Esta manutenção deve ser registrada e incluir a prevenção, focando nos elementos principais relacionados com a segurança viária.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6.3 (FATORES DE DESEMPENHO DA SEGURANÇA VIÁRIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

11

A empresa dispõe de um planejamento para desenvolver e avaliar as competências dos colaboradores, necessárias para a segurança viária?

A empresa deve treinar seus colaboradores para adquirir as competências necessárias às atividades relacionadas à segurança viária. Exemplos: treinamento de motoristas em direção segura; dos colaboradores que atuam na investigação de acidentes; dos funcionários envolvidos nas situações de emergência.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 7.3 (COMPETÊNCIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

12

A empresa tem planos de ação estabelecidos e atua para conscientizar, comunicar e avaliar seus colaboradores quanto à sensibilização em relação à segurança viária?

O ideal é que a empresa comunique de forma contínua aos colaboradores a importância de se trabalhar de acordo com as normas e procedimentos de segurança viária estabelecidos pela empresa, incentivando e sensibilizando-os para o comprometimento de todos.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 7.4 (CONSCIENTIZAÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

13

A empresa planeja e estabelece o procedimento de comunicação relacionado à segurança viária?

É importante que a empresa disponha de canais e procedimentos de comunicação tanto para o público interno quanto externo a respeito de suas ações em segurança viária.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 7.5 (COMUNICAÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

14

A empresa tem procedimento para controlar a documentação relativa à segurança viária?

É importante que os documentos relacionados à segurança viária, como procedimentos e registros, sejam controlados de tal forma que o acesso à versão mais atualizada seja garantido. Este controle deve ser documentado por meio de algum procedimento.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 7.6 (DOCUMENTAÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

15

A empresa planeja e estabelece os métodos de controle dos fatores e condições que afetam a segurança viária?

A empresa deve ter algum procedimento para controlar os fatores e condições que afetam a segurança viária como, por exemplo, velocidade máxima para cada condição de tráfego ou clima. Ou ainda, capacitação de motoristas de acordo com o tipo de veículo conduzido e carga.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 8.1 (CONTROLE OPERACIONAL) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

16

A empresa tem claramente definidas quais as condições internas e externas que podem afetar a segurança viária?

As condições internas são todas aquelas que a empresa deve conhecer para atuar diretamente para mitigar ou eliminar sua contribuição para a redução da segurança viária como, por exemplo, o excesso de velocidade e de multas de trânsito.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 4.1 (COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO E SEU CONTEXTO ) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

17

A empresa tem identificadas as partes interessadas e seus respectivos interesses na segurança viária?

Partes interessadas são todas as que de alguma forma podem ser prejudicadas ou beneficiadas pela empresa quanto à segurança viária. Exemplos: clientes, fornecedores, a comunidade onde os veículos da empresa trafegam, uma escola vizinha à garagem da empresa ou outras empresas do mesmo ramo que utilizam as mesmas vias.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 4.2 (COMPREENDER AS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DAS PARTES INTERESSADAS) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

18

A empresa identifica quais os requisitos relacionados com a segurança viária que se aplicam a ela, de acordo com sua operação/segmento de atuação?

Empresas de transporte rodoviário, de carga ou de passageiros, podem ter requisitos de segurança viária distintos e devem identificá-los. Por exemplo, uma empresa que transporta cargas com dimensões e pesos especiais tem requisitos legais e técnicos específicos e distintos daquela que transporta grãos.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 4.3 (DETERMINAR O ALCANCE DO SISTEMA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

19

A liderança da empresa tem um compromisso formalmente assumido e avaliado periodicamente com a segurança viária?

O ideal é que a liderança da empresa, seu presidente ou cargo equivalente, expresse publicamente e de forma documentada o compromisso da empresa com a segurança viária. E esse compromisso precisa ser avaliado periodicamente.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 5.1 (LIDERANÇA E COMPROMISSO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

20

A empresa tem uma Política definida para a segurança viária, com objetivos e metas?

Uma Política é um compromisso formal, escrito e conhecido pelos colaboradores e pelas partes interessadas. Objetivos e metas devem incluir claramente a redução de acidentes e a atuação de acordo com os marcos legais e regulatórios vigentes no País.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 5.2 (POLÍTICA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

21

Existe um plano de ação para atingir os objetivos e metas definidos para a segurança viária?

Ao definir os objetivos e metas, a empresa deve descrever minimamente como agir para atingi-los por meio de um documento chamado plano de ação ou equivalente.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 6.4 (OBJETIVOS DA SEGURANÇA VIÁRIA E PLANOS PARA ATINGÍ-LOS) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

22

Existe uma coordenação da segurança viária definida, com mecanismos de informação e realimentação a todos os interessados, e que cuida da participação de todos os membros da organização?

A segurança viária dentro da empresa deve estar sob a coordenação de uma pessoa ou grupo de pessoas bem definido. Essa pessoa (ou grupo) deve ser conhecida dos demais colaboradores e agir diretamente ligada à liderança da empresa.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 7.1 (COORDENAÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

23

Periodicamente, são planejadas e realizadas auditorias internas no Sistema de Gestão da Segurança Viária?

Auditorias internas podem ser conduzidas por pessoas da organização desde que sejam independentes dos processos auditados. Uma equipe externa à empresa também pode atuar quando não há pessoal interno suficientemente capacitado ou independente.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 9.3 (AUDITORIA INTERNA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

24

A empresa tem um processo de melhoria contínua da segurança viária, que inclui resultados das auditorias, ações corretivas e preventivas e revisão pela Direção?

Considera-se um processo de melhoria continua quando a Direção da empresa faz uma análise dos resultados de auditorias, do tratamento de não conformidades, da investigação de acidentes e, a partir dessa análise, determina ações para reduzir ou eliminar a possibilidade de repetição das falhas encontradas.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 10 (MELHORIA) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

25

A empresa planeja e realiza análises críticas periódicas do Sistema de Gestão da Segurança Viária?

A análise periódica do Sistema de Gestão da Segurança Viária, para aquelas empresas que já operam um sistema, pode resultar em propostas de revisão do SGSV para aprimoramento e melhoria contínua.

(Essa RESPOSTA tem correlação com o Item 9.4 (REVISÃO – ANÁLISE CRÍTICA – DA DIREÇÃO) Consulte o Manual da NBR ISO 39001)

Não se aplica às atividades da organização

Não há conhecimento ou informação. Não há atividade realizada na empresa.

Há conhecimento mínimo ou pouca informação na empresa. Apenas foram dadas algumas orientações para realizar a atividade.

Há conhecimento, informação parcial ou incompleta. As atividades são realizadas de forma parcial ou irregular. Os resultados esperados não foram alcançados.

Há conhecimento, informação adicional ou complementar à básica. As atividades são realizadas de acordo com os métodos e frequências estabelecidas. Os resultados esperados estão sendo alcançados.

Foi alcançado um ótimo nível de conhecimento ou informação completa dentro da empresa. As atividades estão integradas ao trabalho contínuo da unidade e são analisadas, inovadas e melhoradas continuamente. O desempenho esperado é superado.

O resultado da autoavaliação mostra um baixo nível de gestão reativa, indicando que a empresa precisa da implementação de elementos básicos de gestão na segurança viária. Para assim, ser capaz de melhorar a sua preparação para emergências e analisar incidentes que afetam a segurança viária e dados básicos que permitem identificar o desempenho em segurança viária.
O resultado da autoavaliação mostra um nível intermediário de gestão reativa, indicando que a empresa implementou alguns elementos básicos de gestão da segurança viára. Esses elementos devem ser reforçados para melhorar a sua preparação para emergências, para analisar incidentes que afetam a segurança e dados básicos que permitem avaliar o desempenho em segurança viária.
O resultado da autoavaliação mostra um alto nível de gerenciamento reativo, indicando que a empresa implementou coerentemente os elementos básicos de gestão de segurança viária, permitindo que se tenha um grau de preparação para emergências. Além disso, a empresa analisa incidentes que afetam a segurança viária, bem como dados básicos que permitem saber o desempenho nesse aspecto. Melhorias na gestão da segurança viária podem ser alcançadas, aprofundando a abordagem preventiva por meio de planos e ações que levem em conta os riscos na segurança viária.
O resultado da autoavaliação mostra um baixo nível de gestão preventiva, o que mostra que a empresa necessita da implementação de ações focadas na melhoria da estrutura organizacional, nas competências, na conscientização e comunicação, bem como no controle operacional dos fatores e condições que afetam a segurança viária.
O resultado da autoavaliação mostra um nível intermediário de gestão preventiva, indicando que a empresa tem implementado ações focadas na melhoria da estrutura organizacional, das suas competências, da conscientização, da comunicação e do controle operacional dos fatores e condições que afetam a segurança viária. Melhorias para reforçar esses elementos podem ser alcançadas, por meio de ações corretivas e melhorias implementadas de forma sistemática.
O resultado da avaliação mostra um alto nível de gestão preventiva, mostrando que a empresa administra a segurança viária por meio de uma estrutura organizacional bem definida, com planejamento e acompanhamento de ações relacionadas com as competências, conscientização, comunicação e no controle operacional dos fatores e condições que afetam a segurança viária. Melhorias para reforçar os elementos mencionados acima podem ser alcançadas, permitindo implantar o gerenciamento pró-ativo para a segurança viária.
O resultado da autoavaliação mostra um baixo nível de gerenciamento pró-ativo, indicando que a empresa precisa de implementarações que permitam melhorar o conhecimento de seu contexto para a segurança viária, incluindo as partes interessadas. Além disso, ela deve reforçar a liderança e ferramentas de avaliação do desempenho, tais como: auditorias internas e análise crítica da gestão.
O resultado da autoavaliação mostra um nível intermediário de gerência pró-ativa, mostrando que a empresa tem elementos de gestão e desenvolve ações que permitem conhecer seu contexto e os requisitos das partes interessadas, defin. Além disso, acompanha os resultados esperados do Sistema de Gestão de Segurança Viária -SGSV.
O resultado da autoavaliação mostra um alto nível de gerenciamento pró-ativo, indicando que o Sistema de Gestão da Segurança Viária-SGSV atinge de forma sistemática os resultados esperados. Novas melhorias podem ser alcançadas por meio da incorporação das melhores práticas. Por exemplo, usando a técnica do Benchmarking.

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